Você adquiriu uma seguradora, e está curioso em saber como a companhia faz dinheiro para si e para os deles. Escusado será dizer que você quer uma empresa que possa trazer os grandes lucros, que tenha estabilidade financeira e que tenha feito parcerias com outras empresas estabelecidas para gerir o seu negócio. Não se pode confiar numa empresa que não consegue cumprir a sua promessa quando a pessoa que precisa do dinheiro está na sua maior vulnerabilidade. Então, como é que as companhias de seguros ganham dinheiro e onde é que eles investem os prémios que você lhes dá?
Onde é que eles colocam o seu dinheiro ganho arduamente?
Em primeiro lugar, estas instituições financeiras contratam gestores de fundos cuja perícia está a aumentar os prémios. Em suma, as pessoas capazes de gerir o dinheiro ao mais alto nível são confiadas com o cuidado de quanto você contribui. Normalmente investem em obrigações, uma vez que estas comportam um risco razoável e retornos moderados. Uma pequena parte é também reservada para o mercado de acções. Embora este seja um movimento arriscado, pode potencialmente gerar rendimentos para a empresa, desde que os gestores saibam o que estão a fazer. Para além destes dois, eles também alocam dinheiro para hipotecas e outros instrumentos financeiros líquidos a curto prazo.
O que é o negócio dos seguros?
Antes de aprofundarmos, temos primeiro de ter uma compreensão do negócio dos seguros. O que é que eles fazem e porque é que eles existem em primeiro lugar? As companhias de seguros estão no negócio para redistribuir o risco. Os actuários, que são especialistas em estatísticas e na análise demográfica, trabalham em conjunto para determinar quanto prémio uma pessoa tem de pagar, dependendo do coorte de risco ou grupo de risco a que pertence.
Como uma analogia, as pessoas que estabelecem um negócio normalmente juntam o seu dinheiro para que ninguém fique exposto ao risco de perder uma enorme quantidade de capital. Se estão a criar uma empresa, em vez de uma pessoa que está a vender um milhão de dólares, cinco pessoas poderiam simplesmente contribuir com 200.000 dólares cada uma, diminuindo a quantia que cada pessoa perderia, no caso. Essa contribuição é chamada de prémio no negócio dos seguros.
Como é que eles ganham dinheiro?+
Há pelo menos duas maneiras de ganhar. Claro que, quando lhe cobram o montante do prémio, já há algum factor de lucro, e essa é uma das formas de ganharem. Outra é através do lucro que obtêm com os vários investimentos que fazem. É por isso que pode estar certo de que os gestores de fundos fariam o seu melhor para ganhar, porque é assim que eles obtêm os seus rendimentos. Uma decisão errada significa que eles vão sofrer financeiramente, e se o prejuízo for significativo, a empresa também pode ser afectada.
Eles são obrigados a investir?
Tecnicamente, eles podem simplesmente pegar no prémio e depois colocá-lo numa conta bancária. No entanto, qualquer pessoa que conheça o seu ofício não traria dinheiro ao banco, pois a inflação só o consumiria. Portanto, colocá-lo num veículo que, a longo prazo, ganharia mais, é uma boa estratégia. Além disso, também dará garantias aos seus titulares de planos de que poderão pagar o dinheiro quando precisarem dele.
O que é a diversificação?
Qualquer consultor financeiro sugere diversificar as suas fontes de rendimento e onde as coloca. Este é o clássico adágio “nunca ponha todos os seus ovos no mesmo cesto”. Se o fizer, e perder esse cesto, então perde todo o seu dinheiro. As empresas financeiras também seguem este princípio, e assim, quando tomam decisões de investimento, seleccionam sempre entre uma variedade de opções, desde imóveis, arrendamento, mercado de acções e até mercado monetário.
Então, como é que isto se traduz na prática? Estas empresas financeiras normalmente atribuem 15% para moderar as hipotecas de risco e os primeiros penhoras. Entretanto, reservam cerca de 10% para opções de risco moderado e o resto está em vários outros instrumentos.
Lembre-se apenas que as companhias de seguros têm interesse em manter o negócio vivo tanto quanto você quiser a garantia de que receberá o dinheiro quando precisar dele.
Créditos Fotográficos:
Cover: Photo by Mikhail Nilov from Pexels
P1: Photo by Anna Nekrashevich from Pexels
P2: Photo by ANTONI SHKRABA from Pexels
P3: Pixabay