Alguns Tipos de Publicidade com Exemplos de Marcas na Vida Real

Para qualquer empresa grande e pequena, um aspecto crítico para o seu sucesso é a publicidade. A publicidade é a forma de comunicar o produto de uma empresa ou negócio ao público através do envio de mensagens. O objectivo é seduzir os consumidores a comprar o produto feito. A publicidade faz parte do mundo dos negócios há séculos. Contudo, a publicidade moderna tal como a conhecemos começou no século XIX. Thomas James Barratt, que foi o presidente da empresa de sabonetes Pears, pode ser creditado pelos métodos de publicidade modernos pioneiros.

A publicidade emprega sempre muitas peculiaridades, dependendo do grupo populacional visado pelos referidos anúncios. Por exemplo, os anúncios dirigidos às crianças podem empregar cores mais vivas e uma apresentação muito mais animada. Entretanto, os anúncios dirigidos aos estudantes podem empregar as últimas tendências e linguagem “in the know”. Independentemente disso, ter publicidade eficaz pode ser uma mudança de jogo para qualquer empresa. Da mesma forma, ter uma campanha publicitária desastrosa pode levar ao encerramento de qualquer empresa, desperdiçando muito investimento no processo. Com isto dito, aqui como alguns tipos de publicidade, com exemplos da vida real.

Publicidade Online

Também conhecida como publicidade digital, publicidade online é publicidade feita na Internet. Os anúncios online começaram a surgir durante os anos 90, tal como cada vez mais pessoas ganham acesso à Internet. Hoje, a publicidade online emergiu como uma das formas mais populares e eficazes de anunciar um produto. Além disso, o seu baixo investimento inicial significa que mesmo as pequenas empresas podem ganhar tracção na Internet com facilidade.

Bons exemplos de publicidade online são aqueles encontrados em sites de redes sociais, especialmente no Facebook. Os anúncios no Facebook funcionam eficazmente dentro da estrutura da plataforma de redes sociais, uma vez que os anúncios que se alinham com o interesse de um utilizador podem ser-lhes mostrados em vez de ter múltiplas variedades bombardeadas.

Colocação de produtos

Uma forma de publicidade que está entre as mais antigas, as colocações de produtos têm sido clássicas no mundo da publicidade. Ao pagar uma quantia específica a qualquer evento ou peça de entretenimento de grande dimensão, um produto pode ser integrado nos meios de comunicação apresentados. Enquanto os filmes têm sido o meio mais popular para fazer colocações de produtos, os programas de TV são bons exemplos de colocação de produtos na prática. Dados os meios onde são implementados, as colocações de produtos podem exigir muito dinheiro de investimento para funcionar. Mesmo assim, é o palpite de qualquer pessoa se o jogo funciona.

Um bom exemplo de colocação de produto é Will Smith usando sapatos Converse no filme I, Robô. Outro bom exemplo é a pletora de marcas que se encontram nos filmes Transformers, com marcas de carros em particular entre bons exemplos. No caso de Transformers, muitas empresas de automóveis fizeram investimentos para que os seus carros fossem apresentados nos filmes, na esperança de aumentar as vendas.

Publicidade televisiva

Desde que a televisão se tornou um produto básico para milhões nos anos ’50, os anúncios dirigidos ao público televisivo foram desenvolvidos por volta da mesma altura. Mesmo enquanto os serviços de streaming online tornaram a televisão cada vez mais obsoleta; os anúncios televisivos continuam a ser uma forma eficaz de vender o produto de uma empresa ao público. Ao contrário de outras formas, os anúncios televisivos tiveram de se confrontar com o facto de os seus anúncios não poderem durar mais do que o que as redes de comunicação social atribuíram. Assim, um anúncio típico de televisão pode durar menos de um minuto. Mesmo assim, é bastante caro veicular anúncios na TV, uma vez que é transmitido para milhões de ecrãs. Assim, as grandes empresas são tipicamente as únicas com o dinheiro do investimento para veicular anúncios para os seus produtos.

Bons exemplos são os anúncios do Super Bowl, que se destacam pela sua produção de alta qualidade e muitas vezes são cómicos. Tais anúncios podem gerar um retorno de investimento maciço para as empresas que os fizeram, uma vez que o Grande Dia é uma das ocasiões mais vigiadas em qualquer ano.

Publicidade impressa

Talvez a forma mais antiga de publicidade moderna, a publicidade impressa tem sido tão antiga como o próprio conceito de publicidade moderna. Os anúncios impressos foram notados para se adaptarem a qualquer movimento criativo que fosse a raiva em qualquer altura. Contudo, em anos posteriores, esta forma de publicidade tem vindo a diminuir graças à proliferação de anúncios televisivos e, nos anos mais recentes, de anúncios online.

Os anúncios impressos vêm em várias formas e são encontrados em múltiplos meios de leitura. Exemplos incluem cartazes, revistas, brochuras, e jornais. Um bom exemplo de um anúncio impresso é aquele feito pela marca de relógios de luxo Rolex em várias revistas tais como Time, National Geographic, e Newsweek.

Créditos Fotográficos:

Cover: Photo by Jose Francisco Fernandez Saura from Pexels

P1: mohamed_hassan/Pixabay

P2: Urv/Pixabay

P3: Photo by cottonbro from Pexels

P4: Charisse Kenion on Unsplash

Advertisement